Acreditamos que o desenvolvimento sustentável é o melhor caminho para o crescimento do nosso negócio.

   Ao longo de mais de duas décadas a Macroterm vem construindo sua história norteada por seus valores corporativos. Acreditamos que todos os nossos valores são pilares igualmente potentes para o atingimento da nossa visão: ser a maior fabricante de EPS da região sul nos segmentos de construção civil, embalagem industrial e caixas térmicas.

   Contudo, pensar e agir de forma sustentável e inovadora não é apenas um valor corporativo, é uma exigência mundial que atinge a todos. Todos os segmentos, todas as empresas, em especial as indústrias. Num curto período, impactamos o planeta tão intensamente que os efeitos não serão revertidos por gerações.

   A Macroterm entende que sua responsabilidade vai além de atender aos mínimos padrões ecológicos exigidos para o funcionamento da fábrica, queremos fazer o máximo dentro das nossas possibilidades. Até porque, isso faz todo sentido econômico:

  • Toda a água utilizada nos processos fabris é reutilizada, em um ciclo contínuo;
  • Nossos fluxos de material seguem um ciclo e minimizam o uso de energia durante os processos de fabricação;
  • A destinação final dos nossos produtos é importante para nós, a logística reversa faz parte da nossa metodologia de trabalho;
  • Nossos processos de fabricação são limpos. Não geram resíduos, não contaminam o solo, o ar, ou a água.
  • Acima de tudo, nossos produtos são sustentáveis.
sustentabilidade

  Os produtos fabricados pela Macroterm são compostos inteiramente ou principalmente por EPS, material formado por 98% de ar e apenas 2% de poliestireno e que é 100% reciclável, desde que seja descartado de maneira correta. Considerado um dos materiais mais ecológicos disponíveis no mercado, o processo produtivo do EPS não utiliza o gás CFC ou qualquer um de seus substitutos tóxicos para a natureza e a camada de ozônio. Quimicamente, o EPS é constituído somente por dois elementos: carbono e hidrogênio. Seu agente expansor é o pentano, um hidrocarbureto que se deteriora rapidamente pela reação fotoquímica gerada pelos raios solares, sem comprometer o meio ambiente.

   Nossos sistemas construtivos, o SIP e o Macropainel, são extremamente eficientes em termos de redução de consumo de energia e das emissões de dióxido de carbono durante a construção e na operação de edifícios, desempenhando um papel ativo na luta contra a mudança climática global. As chapas de OSB presentes no SIP são fabricadas a partir de madeira de reflorestamento de crescimento rápido e consomem 96% da tora no processo de produção. Durante a vida útil de uma construção, o isolamento proporcionado pelo EPS em ambos os sistemas irá poupar uma quantidade significativa de energia com aquecimento e resfriamento do ambiente.

   Buscamos tornar a sustentabilidade parte do dia a dia através de produtos inovadores, que utilizam tecnologia em favor do bem-estar, da qualidade de vida e, definitivamente, do meio ambiente.